sábado, 2 de julho de 2011

Curiosidades: Termos usados na perfumaria

É comum se deparar com diversos termos na perfumaria. Por exemplo, acredito que algumas pessoas, quando entram em uma loja de perfumes, acabam ficando em dúvida sobre o que é um eau de toilette, um eau de parfum, qual a diferenças desses para uma colônia, e assim vai. Vou colocar aqui alguns termos mais comuns de modo que possa auxiliar quem tem esse tipo de dúvida.

Sobre a concentração de perfume:
Existem diversas concentrações de perfume nos frascos que encontramos à venda nas lojas, que recebem nomes diferentes. Vou apresentar os mais comuns a seguir.
Pure parfum (ou extrato de perfume): trata-se de uma das formas mais concentradas de perfume que existem. Para ser um pure parfum, a concentração de óleo de perfume costuma ser superior a 20% da fórmula. Normalmente apresentam grande longevidade (fixação), mas também costumam ser mais caros, além de difíceis de encontrar.
Eau de parfum (EDP): é a concentração mais comum em perfumes importados femininos. Possui grande longevidade (embora menor ao extrato de perfume), na ordem de 15%. Alguns perfumes masculinos são EDP, como algumas versões especiais do Yves Saint Laurent La Nuit de L'homme e do Terre d'Hermes, porém são pouco comuns.
Eau de toilette (EDT): bastante comum, principalmente nas fragrâncias masculinas. Apresenta concentração de óleo de perfume em torno de 10%, e por isso fixam menos comparado aos EDP.
Eau de cologne (EDC) ou colônia: possui baixa concentração de perfume (aproximadamente 5%) e é comum de encontrar em fragrâncias nacionais. Normalmente as colônias fixam por pouco tempo.
Há ainda outros perfumes, como o eau fraiche (mais fraco que o EDT, mas mais forte que o EDC), porém pouco comuns. 
Uma coisa importante para notar é que não existe um ingrediente chamado fixador nos perfumes. Fixação depende exclusivamente da concentração de perfume e das notas utilizadas (amadeiradas duram mais, aquáticas duram menos). Não é porque o perfume é importado que ele deve durar uma eternidade.

Sobre as fases dos perfumes:
Perfumes de qualidade são reconhecidos, entre outras coisas, por possuirem notas bem definidas em pelo menos três momentos distintos logo após sua aplicação. Essas fases são caracterizadas por algumas notas, que são:
Notas de entrada/cabeça: são aquelas observadas logo que se borrifa o perfume. Normalmente são cítricas ou aquáticas e são mais voláteis, tendendo a desaparecer logo na primeira hora.
Notas de meio/coração: são mais persistentes (não somem tão rapidamente quanto as notas de entrada) e sentidas à medida que o perfume evolui. São comuns as notas de especiarias (pimenta, canela) e as florais.
Notas de fundo/base: são aquelas que ficam até o fim da fragrância, portanto as que duram mais. Normalmente são de aromas de madeiras ou almíscar.


Sobre os tipos de perfumes (famílias olfativas):
Existem diversas nomenclaturas para perfumes, cada uma representada por um aroma que destaca a fragrância.
Boozy: são perfumes que apresentam notas baseadas em bebidas alcoólicas, seja vinho, champagne, rum, vodka, conhaque, whiskey, etc. Conferem um caráter mais masculino ao perfume. Exemplos: Malbec (Boticário) que usa vinho e o DKNY Red Delicious for men que usa rum e conhaque.
Gourmand: recebem o nome gourmand os perfumes que utilizam notas baseadas em comida, como café, chocolate, caramelo, etc. São tipicamente perfumes de inverno e de uso noturno por tenderem a se tornarem enjoativos em outras situações. Exemplo: Angel (masculino e feminino) da grife Thierry Mugler. São predominantemente bastante doces.
Cítricos: apresentam notas de laranja, limão, tangerina, grapefruit, etc. São perfumes refrescantes, que dão sensação de limpeza/pós banho e indicados para dias de calor. Tirando algumas excessões, tendem a não fixar muito devido à maior volatilidade das notas. Exemplos: L'eau d'Issey pour homme, Dior Homme Sport e Moschino Funny!.
fonte: juicingcafe.com

Aquáticos: são perfumes que se destacam por utilizar notas que lembram o mar e o oceano. São refrescantes, assim como os cítricos. Exemplo: Bvlgari Aqva.
Florais: destacam-se por notas baseadas em flores, como a rosa, jasmim, violeta, flor de laranjeira, etc. São notas bastante comuns em perfumes femininos, embora apareçam em perfumes masculinos também. Exemplos: Paul Smith Rose e Kenzo Flower.
Orientais: possuem notas codimentadas, como a pimenta, cravo, canela, além de resinas, incenso, almíscar e baunilha. Os perfumes orientais são sensuais e tendem a ser doces, indicados para uso mais noturno. Exemplo: 212 Sexy.
Chypre: são perfumes que utilizam notas de musgo, patchouli, além de almíscar, dando uma característica mais animalesca. Exemplo: Aramis for men.
Aromáticos: classe representada por perfumes tipicamente masculinos (oldschool), como o Kouros e o Azzaro pour homme. Combina notas cítricas e apimentadas.

Fonte: Fragrantica.com, Basenotes.com

Um comentário:

  1. Gostei muito das explicações são muito valiosas aprendi coisas que que jamais pensei existir em perfumaria para um lêigo como eu foi de muita valia suas informações Obrigado / Gildo / Capela-se

    ResponderExcluir